quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O trânsito em Avintes

O trânsito em Avintes carece de uma atenção especial do próximo executivo da Junta de Freguesia.

Acho que vai ser necessário impôr sentido único nalgumas artérias e olhar para alguns dos constrangimentos existentes na Rua 5 de Outubro, de uma forma definitiva.

Existe necessidade de olhar para a sinalização existente e proceder à sua reformulação, seja porque o sinal de stop já não tem côr, seja porque a passadeira de peões dá directamente para a paragem do autocarro (ex. junto ao posto de gasolina), seja porque o sinal de trânsito não está de acordo com o que a lei obriga (identificado com código da autarquia municipal).

Os avintenses não perceberam ainda que o Monumento ao Atleta não é uma rotunda (já viram rotundas com stop?!). Porque é que na sua maioria os veículos que vêm da Igreja Paroquial por norma vira à direita, em vez de seguir em frente?
Para ser rotunda tem que ter a 150 metros a respectiva sinalização de aproximação de rotunda e junto à rotunda teria que ter o sinal obrigatório e o sinal de prioridade de quem circula na rotunda.

Julgo que a falta de bom senso da GNR também não ajuda: como exemplo, veja a imagem acima (Aldeia Nova), com carros estacionados em cima do passeio, situação que diáriamente se repete durante a hora de almoço. Já vi a patrulha da GNR a passar – mais que uma vez - sem tomar qualquer medida.
Na imagem de baixo (junto ao BCP), embora a via seja mais larga do que em Aldeia Nova, a GNR já tem multado várias vezes quem estaciona para ir fazer compras ao “pão quente” existente no local.

A mais caricata foi quando, existindo no local dois contentores do lixo na via pública, multou uma pessoa que tinha estacionado a sua motoreta atrás dos contentores!

O argumento da GNR é de que a via não tem 7,5 metros de largura. Terá o condutor que andar de fita métrica no bolso?
Não seria lógico que, não se podendo estacionar, o local tivesse sinalização vertical e horizontal adequada?

Sem comentários:

Enviar um comentário