quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Henrique Moreira, um escultor avintense

Menina nua, Porto 2008
© zédabroa
-
Henrique Araújo Moreira (Avintes, 1890-1979), formou-se na Academia Portuense de Belas Artes e recebeu inúmeras distinções, entre as quais, as medalhas de ouro das exposições de Lisboa e Sevilha. Foi um dos mais importantes escultores portugueses.

No Porto, tem inúmeras obras: Juventude (mais conhecida por Menina Nua, realizada em 1929) e Abundância (mais conhecida por Meninos) na Avenida dos Aliados; Padre Américo, na Praça da República; Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular, na Rotunda da Boavista; Lobo do Mar, na Foz; Ternura, no Jardim de S. Lázaro; Monumento aos Mortos na Grande Guerra, na Praça Carlos Alberto; Monumento a Raúl Brandão, no Jardim do Passeio Alegre; O Pedreiro, no Largo Alexandre Sá Pinto e entre outros, a decoração da fachada do Teatro Rivoli.

No interior da Câmara Municipal do Poto, no Palácio da Justiça, na Igreja da Nossa Senhora da Conceição, no Rivoli, no Coliseu e no Teatro Nacional S. João também existem peças escultóricas da sua autoria.

Em 1968, a Câmara Municipal do Porto concedeu-lhe a Medalha de Ouro de Mérito.

Pode ler aqui na página 13, do Porto Sempre, nº5, Junho de 2004, um trabalho sobre a mulher que serviu de modelo a Henrique Moreira.

Sem comentários:

Enviar um comentário